Água, por que e como armazenar em caixas?

Criado em Quinta, 10 Março 2016 15:33

caixa dagua

A ABTN trata o assunto Instalação Predial de Água fria na norma NBR 5626SET 1998. No entanto, muitas residências contam apenas com a água que chega diretamente pelos canos das empresas de água.

Nos últimos dois anos, o estado de São Paulo sofreu com a falta de água e a baixa dos reservatórios, tornando ainda mais necessário aos moradores cumprirem as normas de armazenamento de água, pois, neste período, o racionamento de água consistia em fechar os registros e cortar o abastecimento por períodos, muitas vezes, longos.

Os paulistas sofreram bastante, mas também colaboraram com as medidas emergenciais e reduziram o consumo, diminuindo o tempo nos banhos, reutilizando água para lavar pisos e automóveis, armazenando água de chuva e conscientizando às pessoas com quem tinham contato para que fizessem o mesmo.

As caixas d’agua foram aliadas dos cidadãos durante os períodos de seca, mas é verdade que antes disso, muitas residências não contavam com uma caixa d’agua instalada ou não cuidavam de sua limpeza ou cobertura, como dita a norma técnica brasileira. Não fosse a necessidade de água para quase todas as atividades humanas, ainda existe a importância de se ter uma reserva de segurança para o combate a incêndio, portanto é imperativo que todas as instalações prediais tenham uma dessas instalada.

Em 2015, a Sabesp lançou um programa de distribuição de caixas d’agua para consumidores de baixa renda. O plano visava distribuir 25.000 caixas e fazer acompanhamento para ver se os beneficiários estavam fazendo uso adequado da mesma, ou seja, armazenado água. Uma caixa de 500 litros é suficiente para uma família de 3 pessoas com reserva para 24h e combate a fogo, para consumo básico de 120 litros por pessoa. Segundo a OMS, 40 litros por pessoa, já seriam o suficiente.

A maior dificuldade que as famílias enfrentam hoje, mesmo quando já temos os reservatórios principais com sua capacidade entre 30 e 100%, é nos adequarmos a realidade de que teremos que racionar água para o resto de nossas vidas. Não basta que os reservatórios encham, é preciso que esta água dure até que termine as eventuais secas, e elas virão. Sempre teremos períodos de estiagem.

Por isto, é importante não só saber que devemos armazenar água, mas a forma correta de o fazermos. As caixas d’agua são os reservatórios mais adequados para este armazenamento. Porém é de extrema importância que toda a água dentro delas esteja apropriada para o consumo e isso irá depender de três fatores: a caixa deve ser limpa duas vezes por ano, a tampa deve estar sempre muito bem fechada e a água deve ser usada constantemente, não deve ficar parada. Limpar a caixa d’agua é muito simples e precisa apenas de esponja, vassoura, panos velhos, balde e água sanitária. Programe-se para desligar o registro no dia anterior e usar toda a água conscientemente, esvaziando a caixa para, então limpar.

Tenha sempre uma torneira que não seja ligada a caixa para saber quando falta água da rua. Ultimamente, existe um programa que segue um modelo mundial e que reduz a vazão da água da rua durante os horários de menor uso. Das 23h ás 6 da manhã, os bairros mais altos ficam sem água, pois com a redução da pressão a coluna de água não passa de um metro de altura, o que inviabiliza a caixa de ser cheia durante a noite. Se sua família estiver preparada para consumir o mínimo de água quando a pressão não permite que a água chegue até você, a reserva da caixa d’agua será suficiente. Você também tem a opção de usar duas caixas, uma no chão e outra no alto, e instalar um sistema de recalque que ajude a água, que chega até uma pequena altura, a ter força para encher a caixa que servirá suas torneiras, e assim, se sentir mais tranquilo.

A Água Quente fornece equipamentos, desenvolve o projeto e instala o sistema de recalque. O sistema de recalque é o conjunto de uma bomba e um quadro elétrico com dois gerenciadores de nível de caixa de água, um controla o nível da caixa superior e o outro controla o nível da caixa inferior. Consulte-nos.

Av. Bandeirantes, 2653A

Moema - São Paulo, SP

(11) 5531-8503

selo inmetro aquecedores selo UC Aquecedores a gas selo iso 9001 Aquecedores