pressurizacao de escada

Pressurização de ar e insuflação de ar

Segurança nas rotas de fuga de edifícios verticaisNBR 9077

Pressurização é a técnica utilizada para injetar ar sobre pressão em um ambiente específico com o objetivo de não permitir que o ar do ambiente de fora entre no ambiente pressurizado. Este é um procedimento obrigatório hoje para as escadas de prédios com finalidade de garantir um ambiente seguro no caso de um incêndio.

Existem outros ambientes que precisam de controle da condição e renovação sistemática do ar. São locais de permanência de seres humanos e animais, ambientes industriais, comerciais ou agrícolas cuja ocupação também requer a renovação do ar.

Uma das técnicas utilizadas para resolver estas situações é o insuflação de ar de forma cruzada, desde a forma mais simples que promove uma entrada de ar novo e uma saída do ar viciado até uma forma mais complexa que implica na analise criteriosa da condição do ambiente quando se exige que o ar tenha um nível de pureza absolutamente controlada.

Esta solução pode ser aplicada de diversas formas, conforme a realidade do local e a necessidade especifica.

Detalhamento:

A norma técnica da ABTN NBR 9077/1993 trata da segurança nas rotas de fuga de edifícios verticais no parágrafo 4.7.15 Escadas à Prova de Fumaça Pressurizadas (PFP)

O sistema de pressurização de escada de emergência consiste de um arranjo eletro-mecânico de ventilação forçada para a pressurização da escada de edifícios verticais, que insufla ar na caixa de escada mantendo uma pressão de 40 a 60 pa, com a finalidade de evitar a infiltração de fumaça, na eventualidade de incêndio.

Compõe-se da instalação de um ventilador com motor elétrico, a ser montado em compartimento isolado. O ar externo será captado por veneziana de tomada de ar externo provida de filtro de partículas.

Em caso de incêndio, o sistema de pressurização de escadas tem o objetivo de manter sob pressão o ar dentro da escada para evitar que a fumaça ou outros gases perigosos entrem no local. Ficando livre dessas substâncias, a escada pode ser uma rota de fuga segura durante esse tipo de emergência.

O balanceamento da pressão de ar requerida na escada é controlado através de dampers manuais com dimensões específicas, que são instalados na descarga do ventilador.

O sistema pode ser acionado manualmente, através de botoeiras, ou automaticamente, através de detectores de fumaça.

A Água Quente está habilitada a atender demandas de grandes obras para projeto e instalação dos sistemas de pressurização e insuflamento de ar.

Av. Bandeirantes, 2653A

Moema - São Paulo, SP

(11) 5531-8503

selo inmetro aquecedores selo UC Aquecedores a gas selo iso 9001 Aquecedores